Decoração de interiores: Saiba por que você deveria contratar um profissional

News

A decoração de interiores é muito importante para tornar um ambiente agradável, bonito, confortável e funcional. Contudo, para que esse resultado seja obtido, é necessário contar com um profissional qualificado, pois essa tarefa não se resume ao bom gosto ou um senso estético apurado. 

Isso porque uma pessoa apta para o trabalho utiliza conceitos de análise espacial, elabora projetos, pensa na ergonomia e no conforto luminotécnico, acústico, térmico e psicológico, uma vez que se detém também na qualidade de vida e na identidade de cada pessoa representada em um espaço.

Pensando nisso, reunimos algumas informações para você entender a importância desse profissional. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura!   

O que é decoração de interiores?

A decoração de interiores e de ambientes, como o próprio nome já destaca, consiste no trabalho com espaços internos, selecionando objetos, mobiliários, materiais, revestimentos, obras de arte, equipamentos e acessórios. Tudo isso é feito sem que ocorra qualquer intervenção na arquitetura existente. 

Já o design de interiores, além das atividades acima descritas, realiza também análises que envolvem a vida social e prática do cliente, visando resolver problemas e otimizar o uso do ambiente nos quesitos conforto, estético, lifestyle, saúde e segurança. 

Como é o processo de design de interiores?

O processo se inicia com uma entrevista para que o profissional conheça os hábitos, necessidades e preferências do cliente. Depois disso, é realizado um levantamento técnico dos ambientes para a preparação de uma proposta preliminar, sugerindo a posição dos móveis, paleta de cores, revestimentos e, consequentemente, a definição da linha de design e estilos que serão adotados nos espaços. 

Após a aprovação dessa proposta, é feito o projeto executivo, detalhando tecnicamente todos os aspectos — iluminação, marcenaria, revestimentos etc. Por fim, o plano é executado por profissionais competentes e especializados, podendo ou não ser acompanhado pelo mesmo profissional.  

Quais são os benefícios de ter um profissional da área?

Contratar um decorador ou designer profissional proporciona diversos benefícios. A seguir, confira as principais vantagens que você pode aproveitar ao tomar essa decisão!

Economia

Ao contratar um profissional da área, ao contrário do que se pensa em um primeiro momento, o resultado é economia, além é claro de um projeto personalizado. Isso é facilmente explicado porque ele soluciona as principais necessidades para o espaço, faz um planejamento eficaz, escolhe materiais adequados e, com isso, o retrabalho, desperdício e problemas são reduzidos ou evitados — resultando em um melhor investimento de dinheiro e tempo. 

Solução de problemas

O designer de interiores tem a habilidade de analisar um ambiente, a rotina das pessoas que o utilizam e propor alterações que o tornem mais funcional, eficiente, bonito e agradável. Em uma reforma ou construção, sempre existem problemas que, para nós, podem ser difíceis. 

Contudo, para o profissional, esses problemas já são conhecidos. Além disso, com a expertise que ele apresenta, são facilmente resolvidos, evitando desperdícios, gastos, retrabalhos e resultados insatisfatórios. 

Ambientes que refletem sua personalidade

A diferença entre um ambiente esteticamente agradável apenas e outro completamente autêntico, além de harmônico, aconchegante e agradável está no fato de que o primeiro pode não refletir o estilo e essência dos moradores ou pessoas que convivem no espaço, enquanto o segundo leva esses aspectos primordialmente em consideração. 

Ao contratar um designer ou decorador, essa tarefa se torna fácil, afinal, ele possui um repertório e diversas ideias e formas de atingir resultados que você deseja ou precisa, mas nem sabia que eram possíveis. O resultado é um ambiente que se adapta às suas necessidades, gostos e preferências, em vez de um lugar padronizado, sem personalidade ou que seja apenas uma cópia de referencias da internet. 

Suporte

Uma obra ou reforma — de qualquer dimensão ou nível —, quase sempre apresenta problemas e imprevistos cuja resolução nem sempre é simples ou clara. Por isso, a contratação de um profissional faz toda diferença, uma vez que ele o guiará sobre como resolver a situação para que o resultado desejado seja alcançado. 

O design de interiores tem estado cada vez mais presente na vida, casa e ambientes de trabalho de cada pessoa e isso é algo muito bom, pois ela torna os espaços mais agradáveis, confortáveis e adequados às necessidades de quem os utilizam. 

No entanto, para que isso aconteça, é imprescindível contar com o auxílio de um bom profissional. Portanto, entre em contato com o Studio Ideação, um escritório de arquitetura com experiência, sensibilidade e qualificação para atendê-lo.

Deixe um comentário