Você sabe mesmo quanto custa um projeto de arquitetura?

News

 

Muitas pessoas não sabem quanto custa um projeto de arquitetura. Isso é evidenciado ao não contratarem arquitetos para suas obras e reformas por acreditarem que são caros e que uma obra econômica consiste em não investir dinheiro em acompanhamento e outras etapas.

Entretanto, a realidade é totalmente o oposto, uma vez que investir em projetos torna a obra mais eficiente, econômica, segura e capaz de atender aos objetivos e desejos que você tem — sem a necessidade de retrabalho, gastos excedentes com materiais e outros problemas.

Quer saber mais sobre a importância dos projetos de arquitetura para o andamento de uma obra? Então, continue a leitura!

Qual é a importância do projeto arquitetônico para atingir os objetivos?

O projeto arquitetônico, assim como os projetos especializados complementares, são essenciais para garantir uma obra segura, de qualidade, dentro das normas e com maior economia. Isso porque prioriza o uso dos melhores materiais, além de evitar retrabalhos, problemas no canteiro de obras e o desperdício.

Por meio do projeto arquitetônico é possível adotar soluções realmente viáveis, obras bem feitas e atingir os objetivos do cliente, dentro do prazo e do custo estimado. Além disso, o projeto arquitetônico considera todas as características do ambiente, e objetivos pessoais e preferências do cliente, proporcionando um resultado muito mais bonito, autêntico e funcional.

Isso é possível porque os arquitetos são preparados para pensar em soluções inusitadas e adequadas às condições dos ambientes, de acordo com as necessidades de conforto térmico, iluminação, bem-estar, saúde, entre outros detalhes.

O que é levado em consideração ao fazer um projeto?

Um projeto de arquitetura pode ser cobrado com base em vários parâmetros, como percentual, hora trabalhada ou metro quadrado. Entretanto, a forma de cobrança não muda o fato de que o profissional se dedica a compreender todas as necessidades, objetivos e possibilidades dos clientes.

Ao mesmo tempo, um projeto visa otimizar o uso de recursos e materiais, seguindo as normas técnicas e proporcionando a devida qualidade e segurança. Para isso, são necessárias diversas horas de estudo, assim como a aplicação de uma base teórica e prática adquirida pelo profissional.

Afinal, além das habilidades técnicas e da criatividade, ele também precisa compreender o cliente para propor ideias que atendam suas demandas e estejam alinhadas com suas particularidades. Dessa forma, apresenta a habilidade de fazer projetos adequados à realidade e essência de cada pessoa.

Todas essas atividades são realizadas, de modo geral, em três etapas principais: estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo. No estudo preliminar o arquiteto apresenta propostas para a configuração inicial do empreendimento ou dos ambientes desejados.

No anteprojeto ele apresenta a proposta final, com todas as alterações solicitadas durante o estudo preliminar. Nessa etapa ele também realiza a aprovação junto à prefeitura e ao corpo de bombeiros.

Por fim, no projeto executivo, elabora e separa todos os documentos técnicos necessários para a execução da obra, além de gerenciar e compatibilizar os demais projetos — estrutural, hidráulico, elétrico, luminotécnico etc. — para evitar problemas no canteiro de obras.

No Studio Ideação, além dessas três etapas principais, o cliente consegue ter uma experiência real com o novo espaço, ainda na fase de projeto, antes mesmo da obra concluída. Quer saber mais sobre a metodologia de trabalho do Studio Ideação? Entre em contato!

Qual é a importância do acompanhamento profissional em uma obra?

O arquiteto, além de realizar os projetos, cuidar da aprovação e das documentações necessárias, pode fazer o acompanhamento da obra para garantir o cumprimento e a correta execução de tudo o que foi projetado.

Essa tarefa envolve tanto a vistoria quanto o planejamento e a gestão, de modo a verificar se o que foi definido está sendo executado. Alterações também são realizadas sempre que necessário.

Como você pôde ver, a maioria das pessoas realmente não sabe quanto custa um projeto de arquitetura e o que ele envolve. O arquiteto, por meio de croquis, maquetes e modelos 3D, demonstra suas propostas ao cliente para garantir que as decisões estejam alinhadas. Também pode acompanhar a obra, realizar orçamentos e gerenciar tudo para que o processo da obra seja uma experiência feliz.

Gostou deste texto? Então, siga o nosso perfil nas redes sociais e fique por dentro de várias novidades. Estamos no: Facebook, Youtube, LinkedIn, Pinterest e Instagram!

Deixe um comentário