O que é retrofit? Saiba quais são os benefícios dessa tendência

News

Ao andar pela rua você nota muitos edifícios que precisam de melhorias e atualizações? Para readaptar as construções, conheça o retrofit. Na arquitetura o termo é aplicado quando falamos de intervenções em obras antigas para prolongar a vida útil, renovar os sistemas construtivos e modernizar fachadas e interiores sem alterar as características principais da construção.

Convivemos com edificações de cem anos ou mais e muitas dependem de adaptações. Em tradução literal, retrofit é reforma. Mas nesse caso não falamos de uma reforma comum, mas sim da realização de reparos e ajustes priorizando a revitalização ou redesign para transformar algo antigo em nova forma. O movimento crescente na Europa e nos Estados unidos tem como principal objetivo encontrar soluções para edificações antigas e melhorar suas condições de uso.

Por que preservar?

Uma das principais perguntas quando falamos sobre o que é retrofit tem a ver com os motivos para fazer tal processo: por que realizar a intervenção quando, muitas vezes, é mais barato demolir e reconstruir?

Nesse caso, a análise de viabilidade envolve bem mais que o valor absoluto investido. São consideradas informações como valor sentimental do bem, redução do tempo entre manutenções, economia nas contas de água e de energia e valorização do imóvel.

A modernização reduz gastos com manutenção e com cuidados preventivos. As intervenções mais comuns são:

  • fachada da edificação;
  • instalações elétricas;
  • instalações hidráulicas;
  • instalações sanitárias;
  • sistemas de condicionamento de ar.

Quais são os cuidados ao elaborar um retrofit?

Como na maioria das vezes a obra é realizada sem suspender o funcionamento de seus espaços, a intervenção deve ser feita de forma planejada e estruturada. Para tanto, é fundamental observar as medidas para reduzir os impactos gerados pela construção.

Converse com os profissionais de engenharia e arquitetura e verifique o planejamento. A logística da obra deverá ser tratada com muito cuidado. Verifiquem, juntos, soluções para o recebimento e o uso de materiais. Também lembre-se de organizar o acesso da equipe de obra.

Quais são as etapas do retrofit?

O planejamento é um dos principais cuidados quando falamos de retrofit. Veja os tópicos referentes às etapas da obra:

  • avaliação da edificação;
  • elaboração de projetos;
  • planejamento da obra;
  • estudo de impactos;
  • demolição controlada (observar critérios de preservação da estrutura existente);
  • execução de reforço estrutural, quando aplicável;
  • modernização de sistemas (elétrico, hidráulico e sanitário);
  • execução de fechamentos da edificação;
  • execução de pisos e acabamentos.

Quais são os benefícios?

Com a readequação dos espaços antigos as pessoas podem conviver com a história em ambientes adaptados às necessidades correntes. Prédios projetados nos anos 30, por exemplo, não tinham previsão para a instalação de sistemas de condicionamento de ar e várias tomadas. Considerando o uso atual das edificações, essa atualização é justificável.

Saber os benefícios do retrofit pode transformar o apartamento que você considera encantador em uma excelente opção. Unir a história com a tecnologia dos sistemas construtivos é uma ideia incrível. Já identificou alguma necessidade para a sua casa ou escritório? Não deixe de conhecer nossas soluções para dar uma nova cara e adequar os espaços.

Agora que você já sabe o que é retrofit, entre em contato conosco! Estamos aqui para ajudar no seu processo de revitalização.

Deixe um comentário