O termo Art Déco é utilizado para denominar uma ampla gama de especialidades artísticas e de artesanato. Esse tipo de arte influenciou diversas áreas, como arquitetura, escultura, pintura, entre outras.
O movimento caracterizou-se, sobretudo, pelo uso de materiais clássicos, simétricos e retilíneos, dando origem a outros, como o Cubismo e o Bauhaus. No entanto, a arte tem uma identidade própria que a diferencia de outros tipos de manifestações, criando, com isso, um estilo funcional, modernista e bastante elegante.
Continue acompanhando e entenda mais sobre o conceito de decoração Art Déco.
Entenda a origem do Art Déco
O Art Déco foi um movimento artístico que ocorreu no século XX, entre os anos 1925 e 1939. O estilo é utilizado nas artes visuais, na arquitetura, em peças de escultura e, também, na área de design de interiores e industrial.
Seu nome faz referência a um termo em francês que significa, basicamente, “artes decorativas”. Um dos principais marcos do Art Déco foi a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais, ocorrida em Paris no ano 1925.
Em seu surgimento, a arte era mais voltada para a classe burguesa, em um contexto de pós-guerra, utilizando materiais caros e luxuosos. No entanto, a partir da Exposição de Art Déco de Nova York, realizada em 1934, o estilo passou a se popularizar cada vez mais ao redor do mundo.
Conheça as principais representações do Art Déco
O Art Déco ficou famoso, sobretudo, pela expressiva utilização de formas e elementos geométricos na decoração. Assim, era comum encontrar raios, linhas, círculos e arcos nas construções. O design abstrato e marcante na arquitetura teve influência das vanguardas artísticas, como o Futurismo e o Cubismo.
O estilo também foi influenciado pelas culturas pré-hispânicas astecas, maias e incas, representando a vida de trabalhadores, mulheres e animais da época.
Em Havana, por exemplo, o Edifício Bacardi é um dos mais notórios empreendimentos arquitetônicos do Art Déco, destacando e refletindo temas clássicos. Em Buenos Aires, o estádio do Club Atlético Huracán, localizado no sul da cidade, é considerado o primeiro modelo com representações da arte em toda a América.
Do mesmo modo, em Miami Beach e Los Angeles, é possível encontrar ótimos exemplos de prédios com o estilo, desde hotéis até edifícios residenciais. Como o Art Déco surgiu em um período entre guerras, o intuito era criar uma decoração que apresentasse simplicidade, funcionalidade e autenticidade.
Saiba como usar o conceito Art Déco na decoração
O uso de elementos do Art Déco oferece autenticidade e sofisticação aos imóveis. Os principais materiais empregados são aço inoxidável, espelhos, peças cromadas, além de vidro, madeira e mármore. Portanto, para elaborar um projeto de design de interiores com o estilo, é fundamental dar atenção aos mínimos detalhes.
Alguns móveis também podem representar o Art Déco, principalmente se tiverem linhas retas, poucas curvas e traços geométricos. Isso porque os materiais mais usados na produção das mobílias combinam elementos artesanais com as novidades tecnológicas, criando peças ousadas e inventivas.
Uma das maiores vantagens de utilizar o Art Déco na decoração é contar com um estilo atemporal. Ou seja, é totalmente viável incluir características dos elementos artísticos dentro de casa. Assim, fica muito mais simples criar ambientes elegantes e cheios de personalidade, não é mesmo?
Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba, diretamente em seu e-mail, as principais novidades do universo arquitetônico!