Confira 5 problemas em obras e reformas e saiba como solucionar

News

Problemas em obra são bastante comuns, mas podem ser facilmente solucionados se houver um profissional especializado acompanhando a execução. A presença de alguém experiente na supervisão também ajuda a evitar aumento no custo final do projeto e demais erros no momento da entrega. Assim, você tem mais segurança e a garantia de que o prazo será devidamente cumprido.

Mas, afinal, quais são os principais problemas que podem ocorrer em uma obra? Confira agora e antecipe as soluções!

Por que contar com um profissional para acompanhar a obra?

Como qualquer tipo de empreendimento, uma obra de reforma ou construção está sujeita a uma série de problemas e imprevistos ao longo de sua execução. Porém, é possível solucioná-los sem dor de cabeça ao contar com o acompanhamento de um profissional da área — engenheiro, arquiteto ou designer.

Além de proporcionar maior segurança à reforma, dá para evitar muitas despesas indesejadas. Isso também permite um controle maior sobre o projeto, que deve ser seguido criteriosamente para não afetar o prazo original estipulado para a finalização da obra.

Sendo assim, o acompanhamento serve para que o profissional possa avaliar se os trabalhadores estão tendo o desempenho esperado, cumprindo com as exigências do dono do imóvel e se a execução está de acordo com o projeto arquitetônico.

Quais os principais problemas em obra sem supervisão?

O planejamento feito pelos profissionais ajuda a prever possíveis erros de execução, e o acompanhamento é fundamental para corrigi-los no momento em que ocorrem. Veja, a seguir, quais os problemas mais comuns que podem acontecer em obras sem supervisão.

1. Atraso para finalizar a obra

De forma geral, atrasos são sempre inevitáveis. Muitas vezes, o problema ocorre em virtude de danos na estrutura que não são percebidos até que se mexa nas paredes e nos pisos. A recomendação, portanto, é planejar um tempo extra para eventuais imprevistos.

2. Erros de execução

Diversos tipos de erros podem acontecer no decorrer da execução do projeto: problemas com desnível, instalações malfeitas, revestimentos desalinhados, entre outros. Logo, é preciso acompanhar bem de perto a obra a fim de minimizar tais falhas e evitar o aumento dos custos.

3. Materiais entregues fora do prazo

Outro ponto capaz de resultar até mesmo na paralisação dos trabalhos é a falta de materiais de construção. Para evitar que a situação ocorra, é necessário fazer um planejamento das encomendas e averiguar o prazo de entrega dos produtos pelos estabelecimentos responsáveis.

4. Gastos inesperados

Muitas vezes, devido à falta de planejamento ou por outros tipos de imprevistos, o orçamento da obra pode aumentar. O ideal é você contar com um fundo de reserva para cobrir todos os gastos inesperados — algo em torno de 10% a 15% do valor total da obra.

5. Falta de planejamento

A falta de planejamento pode provocar erros durante toda a construção. E para garantir que tudo saia conforme o previsto, deve-se elaborar um cronograma com o tempo para a entrega de cada tarefa. Também é indicado que haja o acompanhamento para verificar se o cronograma está sendo seguido adequadamente.

Enfim, a ocorrência de problemas em obra é uma situação incômoda porém muito comum e você consegue contorná-la com a presença de um profissional especializado na área. Assim, tem a garantia de que o projeto será entregue no prazo estipulado e evita diversos erros no momento da execução.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! E se vocês estiver prestes a iniciar uma obra, não deixe de consultar um profissional!

Deixe um comentário