fbpx
0%

Planejamento de obras: por que é importante contar com um profissional

É provável que você já tenha ouvido frases como “obra não se termina, abandona-se”, “obra é dor de cabeça” ou “obra sempre atrasa e sai mais caro”. Mas, por incrível que pareça, essas frases são mitos. Elas só se tornam verdade se a etapa de planejamento de obras não for realizada com o cuidado que merece.

Esse trabalho consiste em listar e planejar tudo o que envolve a obra. Porém, não basta colocar as informações no papel, o planejamento deve ser seguido e o acompanhamento deve ser realizado durante toda a obra, e atualizado sempre que necessário.

Qual a importância do planejamento para o bom andamento das obras?

O planejamento é importante para ter em mãos uma série de informações. Ele permite saber, por exemplo:

  • qual o prazo estimado;
  • qual o custo aproximado;
  • quais os possíveis riscos e ações que podem ser necessárias;
  • quando comprar os materiais e insumos essenciais para a obra;
  • quando contratar determinados serviços;
  • quantos profissionais atuarão diretamente na obra;
  • qual será o método construtivo utilizado.

Portanto, ao fazer um planejamento e segui-lo, atualizando-o sempre que o realizado for diferente do planejado, é possível identificar possíveis problemas, atrasos e gargalos, antes que esses tomem grandes proporções e a obra saia do controle.

Também é possível evitar falta de materiais no dia a dia da obra, assim como o tempo ocioso dos profissionais — situação que pode ocorrer quando os profissionais alocados na obra não receberam o devido direcionamento sobre as atividades ou quando estão sem as ferramentas, equipamentos e materiais necessários.

Como ter um planejamento de obras completo e profissional?

Para ter um planejamento eficiente e completo, o ideal é contratar profissionais que possam tanto realizar a etapa de projeto e planejamento, quanto acompanhar o processo de execução da obra. Procure encarar essa contratação como um investimento, não como um custo, àquele famoso ditado popular que diz que “o barato sai caro”, sabe? Esse sim é verdade!

Conhecimento e experiência no assunto são determinantes para que a obra seja bem projetada, planejada, gerenciada e, consequentemente, tenha custos menores. Logo, ninguém melhor que um profissional da área para tomar decisões e verificar a execução para garantir que as normas técnicas sejam cumpridas e o uso dos recursos sejam otimizados.

Vale destacar, por fim, que um planejamento eficaz é aquele em que as informações relevantes a cada membro da equipe estão facilmente disponíveis à todos.

Quais profissionais devem constar no planejamento de obras?

Além dos responsáveis pela elaboração do projeto, planejamento e gerenciamento, há outros profissionais que são fundamentais em uma obra. A quantidade dependerá das definições do planejamento, do porte da obra e das atividades que serão desempenhadas. Entretanto, os profissionais mais comuns em campo nas obras são:

  • Arquiteto, engenheiro ou mestre de obras, responsável pelo gerenciamento;
  • pedreiro (alguns dedicados à estrutura, outros ao acabamento, pintura etc.);
  • ajudante de pedreiro ou servente;
  • eletricista;
  • encanador;
  • marceneiro.

Ao contratar os profissionais e definir quantos e quais serão necessários, a dica é escolher os mais experientes e qualificados e que continuam investindo em capacitação. A opinião de pessoas que já tiveram experiências com estes profissionais também conta bastante, então não deixe de buscar essas informações.

Além da seriedade em seu ofício, um bom profissional utiliza os materiais e recursos disponíveis com maior economia e proporciona um resultado de maior qualidade. Mesmo que o valor do trabalho dele seja superior ao de outros, o custo final tende a ser inferior.

Como você pôde ver, uma construção ou reforma apresenta diversos detalhes e requer cuidados específicos, principalmente no que diz respeito ao planejamento de obras. Essa é uma das etapas mais importantes, pois pode resultar em uma obra bem-sucedida, econômica e no prazo correto, ou em uma obra atrasada, sem qualidade e com custo alto.

Então, que tal economizar tempo, dinheiro e energia nesse processo? Entre em contato com o Studio Ideação e descubra como podemos ajudar você.

Que tal economizar tempo, dinheiro e energia nesse processo? Descubra como o Ideação pode ajudar você e sua obra.
  1. […] dos detalhes mais importantes ao elaborar um projeto arquitetônico é definir se o imóvel terá ou não um pé-direito alto, ou até mesmo um pé-direito duplo. Esse […]