fbpx
0%

Veja como projetos adequados transformam ambientes pequenos em grandes espaços!

Fazer um bom uso dos espaços menores pode ser uma tarefa bastante complicada e demandar um pouquinho de trabalho para deixar tudo o mais incrível possível. Calma, tudo está sob controle! A máxima em relação a isso é: ambientes pequenos devem ser bem aproveitados e todos os detalhes precisam ser projetados para utilizar as casas e apartamentos a seu favor.

São muitos os recursos envolvidos nesse processo que podem ser seus aliados: móveis adaptáveis e planejados, iluminação adequada, acabamentos e revestimentos que dão impressão de amplitude e muito mais.

Sendo assim, ninguém melhor do que um profissional para idealizar o projeto e pensar no melhor aproveitamento dos espaços disponíveis, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos este artigo que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância do projeto de arquitetura de interiores para ambientes pequenos. Vem com a gente!

Briefing

Antes de iniciar o projeto, é importante uma conversa bem próxima com a equipe do escritório de arquitetura. Nesse momento, será realizada a reunião de briefing: você contará para a equipe um pouco da sua história.

É muito importante que os profissionais conheçam mais sobre você, sua trajetória, gostos e anseios. Essa etapa se assemelha muito à um levantamento biográfico e possibilita a elaboração de projetos únicos e conectados com as suas experiências.

Os insights captados durante essa conversa são fundamentais para a criação de um projeto adequado à sua personalidade e que seja capaz de transmiti-la para os ambientes que serão desenvolvidos. Assim como você é exclusivo, sua casa também deve ser. Os profissionais contratados devem ter o devido cuidado com todos os detalhes para deixar o seu cantinho com a sua cara!

Projeto de arquitetura de interiores

Mas e agora? Como fica o projeto de arquitetura de interiores? Veja quais itens serão apresentados para você em relação a isso:

  • planta de layout de interiores: é o processo criativo para alinhar expectativas e demonstrar tanto os fluxos e espaços de circulação quanto a disposição dos móveis e equipamentos;
  • detalhamento de móveis: projeto mais técnico, com todos os pormenores do mobiliário — incluindo os materiais utilizados, as ferragens e os acabamentos;
  • paginação de revestimentos: qualquer projeto deve conter um estudo em relação aos revestimentos (parede, piso ou até mesmo teto) e como eles serão assentados na superfície. Sendo assim, nessa etapa haverá uma apresentação dos revestimentos, disposição de peças e recortes. Na paginação, os profissionais contratados apresentarão mais informações sobre a estética e melhor aproveitamento dos materiais escolhidos;
  • luminotécnico: considera a quantidade de luz necessária para os ambientes, tipos de lâmpada, luminárias e disposição dos pontos de luz no local da obra;
  • projeto elétrico: distribuição dos pontos de tomada a partir da planta de layout;
  • gesso: projeto das divisórias, nichos e forros em gesso acartonado e em gesso comum;
  • maquete tridimensional: o projeto em 3D, assim como o tour virtual, permite que o cliente visualize, com alto grau de realismo, como será o ambiente;
  • concept board: disposição do conceito por trás do projeto, construído a partir de todas as informações obtidas durante o briefing, explorando materiais e texturas utilizados no projeto, por exemplo;
  • marmoraria: detalhamento das pedras (mármores e granitos) que irão compor o ambiente;
  • memorial descritivo: é um documento que descreve em pormenores todas as fases, os materiais e os serviços envolvidos no projeto. Seu objetivo é ser um direcionamento em relação à compra de materiais e desenvolvimento da obra prevista;
  • sugestão de fornecedores: apresentação dos melhores fornecedores, aqueles com qualidade de serviço reconhecida.

Vantagens de um projeto de arquitetura de interiores

Seja explorando o mobiliário ou unificando ambientes, é com o projeto de arquitetura de interiores que pequenos espaços podem se tornar amplos e funcionais. Sabe como isso pode acontecer?

São tantas as soluções para otimização de espaços que vale à pena procurar um profissional e entender as que melhor se encaixam em seu ambiente. O uso de móveis adaptados, a escolha da decoração correta ou a adoção de espaços multifuncionais, por exemplo, são apenas algumas das maneiras de tornar ambientes pequenos em um espaço melhor aproveitado.

Inclusive, a preocupação com o aproveitamento é ainda maior para os pequenos espaços. Por isso, é necessário pensar em todos os centímetros da planta e do mobiliário para construir um espaço de integração total. O arquiteto contratado saberá como trabalhar o ambiente da melhor forma, usando-o a seu favor por meio de soluções criativas, adaptados e elegantes.

Por isso, é importante ressaltar que o nível de detalhamento do projeto desenvolvido permite antecipar características do ambiente e planejar várias soluções para um mesmo espaço. O projeto de arquitetura de interiores é um investimento. Os profissionais pensam em cada detalhe para que o resultado fique com a cara do cliente! Os custos com retrabalho e defeitos durante a execução de algo sem planejamento são maiores que os valores investidos em um projeto arquitetônico.

Nesse sentido, visando o bem-estar de nossos clientes, nós do Studio Ideação trabalhamos com projetos personalizados e autênticos, pensando na melhor solução para o seu espaço. Para isso, gostamos de conhecer e nos conectar com nossos clientes, compreendendo sua rotina, quais são seus desejos como pessoa e as suas necessidades em relação ao ambiente.

Nosso objetivo é encantar os clientes com projetos que representem sua essência e personalidade! Nos projetos que desenvolvemos, temos vários exemplos de ambientes pequenos, bem planejados e maravilhosos. Quer conhecer um pouquinho do nosso trabalho? Entre em contato com a gente!

Que tal economizar tempo, dinheiro e energia nesse processo? Descubra como o Ideação pode ajudar você e sua obra.
  1. […] que invista em uma decoração criativa para casa. Ao fazer isso, você poderá desfrutar de um ambiente mais agradável e que combina totalmente com seu estilo — seja ele moderno, retrô, rústico, campestre, […]