Entenda como a realidade virtual é usada na arquitetura

News

A realidade virtual na arquitetura é uma tecnologia que vem sendo amplamente utilizada para tornar o planejamento de um imóvel uma tarefa muito mais eficiente. Isso porque a ferramenta possibilita uma interação em tempo real entre o indivíduo e o projeto.

Isso é possível por meio de um sistema operacional cujo objetivo é recriar a sensação de realidade, aliado a técnicas e equipamentos computacionais. Com isso, é possível ter uma visualização completa do espaço e de seus detalhes, demonstrando uma simulação de qual será o resultado após a reforma ou construção.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura e entenda a importância da realidade virtual na arquitetura, assim como as principais vantagens de seu uso na área. Acompanhe!

Entenda a importância da realidade virtual na arquitetura

A realidade virtual é um recurso que tem surtido efeitos positivos quando aplicada em projetos de arquitetura. A tecnologia permite uma pré-visualização de todo o espaço do imóvel, permitindo que o proprietário aumente a sua percepção de valor sobre o trabalho do profissional. Além disso, é possível compreender cada detalhe do projeto, pois o ambiente virtual demonstra como o local ficará, antes mesmo da obra ser realizada.

A realidade virtual torna-se um interessante instrumento de acompanhamento e revisão no momento da execução. Ou seja, ela possibilita reduzir os índices de erros, imprevistos e retrabalhos, conferindo se a planta está coerente com o resultado esperado. Por isso, diversos profissionais têm utilizado a tecnologia, devido às vantagens que oferece na criação e concepção de projetos.

Confira as vantagens de utilizar a tecnologia em projetos arquitetônicos

Os projetos de arquitetura que utilizam a realidade virtual geram experiências positivas para o cliente, afetando diretamente a percepção do espaço na apresentação do projeto. Com isso, é possível experimentar e ter a sensação do ambiente, antes mesmo de estar pronto. Isso é bastante interessante, sobretudo para quem sente insegurança em investir em uma obra.

A seguir, confira as principais vantagens que o uso da realidade virtual e da tecnologia promovem para a apresentação de um projeto.

Diminui a ansiedade

As imagens geradas pelo computador são, de forma geral, uma versão atualizada e fidedigna da planta do imóvel. Sendo assim, a realidade virtual consegue desenhar, em formato 3D, a forma exata de como o projeto ficará ao final, o que contribui significativamente para combater a sensação de ansiedade e indecisão tão comuns nesse momento. 

Permite a visualização de detalhes

A visualização completa dos detalhes do projeto é possível por meio da criação de imagens e vídeos em 360º que permitem o registro de todos os ângulos do ambiente, promovendo, assim, verdadeiras experiências de imersão. Esse aspecto da realidade virtual é bastante interessante, uma vez que pode tornar o que está sendo proposto no projeto mais atrativo para o cliente.

Evita o retrabalho

O instrumento também é capaz de reduzir, de forma significativa, o tempo de retrabalho. Mesmo que o cliente se sinta insatisfeito com algum detalhe, por exemplo, a iluminação de determinado cômodo, é possível realizar a alteração diretamente do sistema, sem prejudicar o andamento da obra.

Proporciona sensações reais do ambiente

A realidade virtual permite que o proprietário tenha sensações reais do ambiente, por exemplo, acessando recursos sonoros para ouvir os barulhos externos do imóvel, aplicando diferentes tipos de revestimentos e materiais, fazendo tentativas de decoração e móveis etc. Ou seja, é possível compreender bem o espaço disponível e verificar o que se deseja alterar ou modificar, antes da execução em si.

A utilização da realidade virtual na arquitetura tem promovido uma série de vantagens para quem deseja ter uma visão mais ampla e real do resultado de um projeto. A tendência é que a tecnologia esteja cada vez mais presente no cotidiano do setor, permitindo criações mais inovadoras e atrativas para os clientes.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato com o Studio Ideação e fique por dentro das principais novidades do mundo da arquitetura e design!

Deixe um comentário