Especial Cobre e Corten

News

 

Elo perfeito entre passado, presente e futuro, o Cobre e o Aço Corten, materiais resistentes e versáteis, são tendência na decoração. Uma proposta que resgata o uso de elementos naturais em ambientações mais despojadas e despertam os desejos dos que procuram por sofisticação sem perder a conexão com o primitivo, conferindo personalidade e autenticidade aos espaços.

Em nossa última visita ao Chile fomos conferir de perto o emprego do aço corten como um dos principais materiais de uma edificação que o emprega no limite de sua expressividade, um dos espaços urbanos mais especiais de Santiago: O Centro Cultural Gabriela Mistral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O edifício rico em história e cheio de significados, foi construído como um símbolo do “homem novo” durante o governo de Salvador Allende e reconstituído em 2008, com o projeto dos arquitetos Cristián Fernández Arquitectos, Lateral arquitectura & diseño, após um incêndio que o destruiu completamente em 2006.

Todo o potencial do material foi explorado, inclusive o efeito que as mudanças provocam no aço ao passar do tempo. Considerado um material nobre, o aço corten possui em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas e portanto foi utilizado como a “pele” do edifício, aplicado como revestimento das fachadas e em detalhes que são como revestimento artístico no interior.

 

 

 

 

Além de um visual super diferenciado e atemporal, o aço corten encanta não só pelo aspecto estético mas também por sua versatilidade e durabilidade, além de ser um material 100% reciclável.

Sua tonalidade é composta por tons marrom, avermelhados e até mesmo que lembram o cobre. Outro material que já caiu no gosto dos arquitetos e designers de interiores, tendência já há algum tempo mas que não perde o tom de novidade, visto que cada vez mais os profissionais se sentem à vontade em utilizá-lo em projetos mais ousados e arrojados.

Ambos materiais, tanto o aço corten quanto o cobre, são versáteis e podem ser utilizados em objetos pequenos de decoração, iluminação, mobiliário, até grandes fachadas de ambientes internos e externos.

 

 

 

Em parceria com a Cosmopolitan Home Decor fizemos uma curadoria super especial de peças que trazem esses materiais no design assinado. Confira:

 

Deixe um comentário