Tecnologia para casas inteligentes: entenda o que é e como funcionam

News

A automação é uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia, capaz de transformar significativamente a maneira como realizamos as tarefas diárias. E para atender às demandas de um mundo cada vez mais interconectado, surge a tecnologia para casas inteligentes em projetos arquitetônicos, facilitando sobremaneira a vida dos moradores.

O mercado dispõe de uma série de dispositivos que comandam, mesmo que a uma longa distância, os eletrodomésticos, os recursos de iluminação, o ar-condicionado, entre outros aparelhos, bastando ter acesso a um smartphone, tablet ou computador. Tudo isso é possível por meio de sistemas e sensores eficientes, que captam os comandos emitidos via internet.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, acompanhe agora o que é e como funciona a tecnologia para casas inteligentes. Boa leitura!

Entenda o que caracteriza uma casa inteligente

Uma casa inteligente ou conectada possibilita, com o emprego de determinadas tecnologias, que várias tarefas do dia a dia sejam automatizadas. Isso permite a integração dos ambientes por meio de um sistema programado e de comandos enviados de forma remota pelo morador do imóvel.

Sendo assim, qualquer aparelho ou dispositivo presente na residência pode ser automatizado, desde que exista viabilidade técnica para implementar o sistema de automação. Com isso, é possível controlar, por exemplo, os níveis de intensidade luminosa de lâmpadas, acionar motores de portões, cortinas ou posicionamentos de câmeras de segurança, além de ligar ou desligar eletrodomésticos.

Em uma casa inteligente, portanto, os indivíduos têm mais comodidade, conforto e segurança, já que podem prever o que ocorre na residência sem a necessidade de estarem presentes no local. Isso é possível, principalmente, devido à inteligência artificial, que aciona e emite ações programadas para os equipamentos.

Saiba como aproveitar a tecnologia para casas inteligentes

Para ter uma casa inteligente e aproveitar todas as vantagens dessa tendência, saiba que já existem diversas opções de dispositivos no mercado que permitem controlar quase tudo por meio de um smartphone, tablet ou computador. 

A tecnologia, mais do que nunca, tem se tornado grande aliada dos moradores quando o assunto é proteção de patrimônio. Com o surgimento da Internet das Coisas, por exemplo, os sistemas de segurança também se tornaram mais conectados e integrados, trazendo comodidade.

Outra possibilidade de conexão é a instalação de fechaduras biométricas, que utilizam a impressão digital dos moradores para abrir as portas. A tecnologia é capaz de substituir as chaves na hora de entrar em casa, o que é extremamente útil em casos de perda ou de baixa segurança.

Do mesmo modo, existem modelos de lâmpadas que podem ser controladas por meio de um aplicativo. Este, quando conectado a um único sistema, permite uma redução significativa em relação ao consumo de energia.

Além disso, é possível ter um controle efetivo sobre a ativação, a intensidade e as cores das luzes emitidas em cada espaço da casa, tornando a iluminação muito mais aconchegante e sofisticada por meio de um simples comando.

A tecnologia para casas inteligentes chegou para ficar, proporcionando mais segurança e facilidade aos moradores. Com a opção de programar uma série de tarefas cotidianas, as pessoas também ganham quando o quesito é praticidade e conforto. Isso garante mais qualidade de vida e tempo para se dedicar a outras atividades.

Gostou do conteúdo? Então, siga o nosso perfil nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Pinterest e no LinkedIn!

Deixe um comentário