Uma das maiores dúvidas das pessoas ao procurar imóvel é sobre morar em casa ou apartamento. Essa decisão pode ser simples para alguns e desafiadora para outros. Entretanto, em ambos os casos, o processo de escolha não deve considerar apenas a preferência pessoal, já que diversos fatores determinam os prós e contras de cada opção.
Para que a escolha seja acertada, é importante considerar os planos, tamanho da família, custos, espaço, opções de lazer, aspectos financeiros, orçamento, disponibilidade para manutenções, entre outros detalhes.
Por isso, com o objetivo de ajudar você a decidir, preparamos um texto sobre os pontos positivos e negativos de cada opção. Não perca e leia tudo!
Morar em casa
Existem diferentes tipos de casas, com tamanhos e estilos variados. Inclusive, algumas ficam dentro de condomínios fechados, proporcionando maior segurança. Veja outras características.
Prós
Menos barulho e maior privacidade
Não existem espaços comuns e isso significa que você tem mais privacidade para fazer as alterações que desejar, sem tantas limitações. Além disso, como a unidade apresenta maior distanciamento de outras casas, as chances de incomodar ou ser incomodado com barulho são reduzidas.
Espaço maior
Geralmente, as casas apresentam maior espaço, tanto interno quanto externo. Com isso, é possível reunir pessoas, realizar atividades físicas, cultivar plantas, ter animais de estimação, entre outras possibilidades.
Contras
Menos segurança
São menos seguras, exceto quando se trata de casas em condomínios. Entretanto, mesmo nesses casos, por existir maior distanciamento entre uma unidade e outra, além de separação física, os vizinhos podem não perceber uma invasão.
Não ocorre divisão de gastos e responsabilidades
As manutenções não são divididas, assim como a responsabilidade pelas despesas com reparos, trocas ou solução de problemas. Portanto, em geral, o custo e a preocupação são maiores.
Morar em apartamento
Assim como as casas, também podem apresentar grandes diferenças entre si, tanto no tamanho quanto nas características disponíveis — como porteiro, área de lazer, salão de festas, quantidade de torres etc. Veja outros detalhes.
Prós
Apresenta variedade de lazer
Esse é um aspecto que depende das características dos condomínios, mas muitos deles apresentam variedade de lazer com quadras, academias, piscinas, salão de festas e outros espaços. Além de facilitar o dia a dia, essa estrutura completa proporciona economia e favorece a interação com outras pessoas. Embora, casas em condomínio fechado podem oferecer a mesma vantagem.
Proporciona maior segurança
Em geral, os apartamentos contam com proteção por meio de câmeras de segurança e a presença de um porteiro. Nesses casos, a entrada de pessoas é verificada e a segurança é maior, assim como a agilidade para resolver problemas. Além disso, as chances de pessoas estranhas passarem despercebidas pelos vizinhos são menores.
Gera menos preocupação com manutenções
Em apartamentos, as manutenções são de responsabilidade do condomínio, sendo o síndico quem tem o trabalho de fazer pesquisas de preço, agendar manutenções, entre outras atividades. Assim, quando algo é quebrado ou apresenta problema, não será sua responsabilidade consertar.
Contras
Maior barulho e menos privacidade
Pela proximidade de uma unidade com a outra, é normal que o barulho de um apartamento chegue a outro, requerendo cuidado. A privacidade também é menor, afinal, muitas vezes as janelas do apartamento dão para outras unidades e algumas das áreas são compartilhadas entre os moradores.
Necessidade de respeitar regras do condomínio
Muitos condomínios são rigorosos e não permitem mudanças nas janelas, garagem e demais estruturas. Também existem regras e normas para a execução de obras, festas e demais processos, a fim de regular o barulho e as intervenções.
Ao analisar todos os aspectos citados, você poderá tomar uma decisão eficaz e apropriada a seus desejos e possibilidades quanto a morar em casa ou apartamento. Não se esqueça de que, em ambos os casos, existem diferenciais relevantes a considerar. Sugerimos que considere também as casas em condomínio fechado, que acabam unindo as vantagens de ambas as possibilidades.
Gostou de conhecer os principais prós e contras de morar em casas e apartamentos? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas possam tomar uma decisão consciente.