fbpx
0%

Pé-direito alto: entenda o que é e as vantagens!

Um dos detalhes mais importantes ao elaborar um projeto arquitetônico é definir se o imóvel terá ou não um pé-direito alto, ou até mesmo um pé-direito duplo. Esse elemento pode proporcionar maior amplitude ao espaço, além de trazer elegância e requinte aos cômodos.

Para respeitar o quesito funcionalidade, é preciso pensar também na decoração da estrutura. Nesse caso, um bom arquiteto pode analisar como empregar a verticalidade de maneira adequada, a fim de aprimorar a experiência dos moradores.

Neste post, vamos apresentar mais informações sobre o assunto. Continue a leitura para entender o que é pé-direito alto e suas maiores vantagens para os projetos residenciais!

Afinal, o que é pé-direito alto?

O pé-direito é a altura que fica entre o piso e o teto na parte interna do imóvel. Quando o ele é mais alto que os demais cômodos, é possível criar um design diferenciado e elegante para a casa.

Desse modo, escolher bem a altura é um fator decisivo na concepção de um projeto arquitetônico, até porque, a depender das dimensões verticais, transmite-se mais conforto e amplitude nos espaços. 

O ideal é que o pé-direito com uma altura maior seja feito em ambientes de maior convivência, como a sala de estar ou a entrada da residência. Tudo vai depender das preferências dos moradores, que devem definir quais aspectos visuais desejam proporcionar a cada cômodo.

Quais são as vantagens do pé-direito alto no imóvel?

Utilizá-lo em determinados pontos do imóvel é uma tendência cada vez mais empregada por arquitetos em diferentes projetos. O elemento representa um verdadeiro investimento para a casa e para os moradores, que usufruem de ambientes elegantes e sofisticados.

A seguir, confira outras vantagens de usar essa técnica na construção.

Transmite a sensação de amplitude

Quando é bem projetado e combinado com um revestimento em grande formato, o pé-direito alto valoriza a altura e transmite a sensação de amplitude para os cômodos. Isso é interessante, sobretudo porque faz com que os espaços pareçam maiores, fazendo com que o imóvel fique mais atraente e confortável.

Traz elegância ao cômodo

A proposta moderna do pé-direito alto proporciona elegância a cada ambiente, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. Quando projetado com uma iluminação adequada, é possível aproveitar a beleza da luz natural, permitindo mais contato com a parte externa da casa. 

Potencializa a decoração

O pé-direito alto é um diferencial e tanto em um projeto arquitetônico. O design é uma tendência que potencializa a decoração, uma vez que consegue integrar os diversos espaços, criar mezaninos em ambientes com pé-direito duplo, e ainda tornar as áreas mais versáteis e bem aproveitadas.

Valoriza o imóvel

A sensação de continuidade e alongamento que essa técnica proporciona acaba por favorecer o aproveitamento de cada espaço do imóvel. Por conta do arejamento e da integração, portanto, a residência se torna muito mais atraente e valorizada no mercado. 

Para fazer uma boa aplicação da ideia, lembre-se de contar com o auxílio de um bom arquiteto para definir quais serão os cômodos com pé-direito alto. Uma boa dica é apostar no hall de entrada e na sala de jantar, locais onde há mais convivência e circulação de pessoas. 

Gostou do conteúdo? Então, deixe o seu comentário com a sua opinião e contribua com o nosso debate sobre o assunto!

Que tal economizar tempo, dinheiro e energia nesse processo? Descubra como o Ideação pode ajudar você e sua obra.