O que é paisagismo e jardinagem? Entenda a diferença

News

Paisagismo e jardinagem são conceitos relacionados, mas áreas diferentes que compõem parte do trabalho de diversos profissionais. O paisagismo é o projeto de criação de ambientes completos, com foco em toda a experiência. Trata-se de uma mudança na paisagem, não somente na vegetação. Por isso, envolve o cuidado com a escolha das plantas, dos elementos construtivos, dos sistemas de iluminação e outros detalhes.

Já a jardinagem inclui as técnicas adotadas para fazer a conservação e a manutenção dos jardins. Nesse trabalho são verificados os cuidados necessários no plantio e na adaptação das plantas ao ambiente, o que inclui os períodos de irrigação e de poda, por exemplo.

As funções do paisagismo

O arquiteto responsável pelo projeto de paisagismo deve ter conhecimento sobre botânica e características do solo, além de entender a interação entre o público e o ambiente. O paisagismo é um projeto pensado para melhorar a experiência das pessoas em determinado espaço.

Nos grandes centros é possível notar uma redução ou ausência das áreas verdes. Com base nisso, o projeto de paisagismo pode transformar pequenas áreas em verdadeiros oásis urbanos. Como a principal função desse trabalho é promover a integração entre as pessoas e o ambiente, converse com o arquiteto responsável e explique a sua rotina. Invista na ideia!

As funções da jardinagem

Não basta projetar um espaço maravilhoso e não realizar a manutenção adequada. Nesse sentido, a jardinagem atua sobre os cuidados com a manutenção e a preservação das plantas escolhidas. Outro critério importante é selecionar espécies que sejam de fácil manutenção para deixar a área verde sempre bonita.

Por exemplo, se você dispõe de pouco espaço ou não tem muito tempo no dia a dia, uma ótima opção é cultivar suculentas. São plantas resistentes e que precisam de pouca irrigação.

O que priorizar

O profissional responsável pelo paisagismo deve conhecer bem as características do local e os anseios dos proprietários. Dessa forma, é possível elaborar um projeto com plantas e elementos que se adaptem ao ambiente disponível.

Em função do espaço e da rotina dos moradores da casa, o projeto paisagístico pode incluir:

  • plantas e sua disposição;
  • calçadas, canteiros e caminhos;
  • mobiliário externo;
  • piscinas e ofurô;
  • jardins verticais;
  • acessórios;
  • plantas em vasos.

Investir em um projeto é caro? Claro que não, afinal, os projetos geralmente são elaborados considerando o valor que o cliente gostaria de investir! Pequenas intervenções, como jardins verticais e vasos de plantas em sacadas, também são formas de paisagismo. Pensando nisso, procure expor todos os detalhes e prioridades na reunião de briefing. Assim será mais fácil desenvolver o projeto dos seus sonhos!

E lembre-se: na ausência de uma área externa, é possível elaborar uma intervenção paisagística dentro de casa. Distribuir vasos e plantas na sala, por exemplo, representa uma alternativa agradável para renovar o contato com a natureza. Converse com seu arquiteto e verifique qual é a melhor solução para você.

A associação entre paisagismo e jardinagem possibilita aproveitar espaços e criar áreas incríveis para você contemplar com sua família. Portanto, conte com a experiência de um profissional para encontrar uma solução que caiba em seu orçamento.

Gostou de saber mais sobre paisagismo e jardinagem? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário