Você já ouviu falar que os detalhes fazem a toda a diferença? Pois é! Na decoração de uma casa, são as minuciosidades que refletem a personalidade dos moradores, bem como seu estilo e preferências.
Muita gente aposta nos adornos para a decoração de seus lares, investindo em quadros, vasos, souvenirs e diversos outros objetos que agregam identidade a cada ambiente!
Foi com isso em mente que resolvemos elaborar este artigo, mostrando algumas dicas de como utilizar e combinar os enfeites adequadamente! Ficou curioso? Então, continue a leitura!
1. Almofadas
As almofadas são adornos incríveis, não é? Elas proporcionam aconchego e conforto a qualquer ambiente, mas também podem trazer elegância e personalidade!
Um espaço onde maioria das cores e mobílias são sóbrias e clássicas pode “ganhar vida” ao ser decorado com almofadas estampadas em tons vibrantes. Já os cômodos com paredes coloridas e móveis chamativos podem ser equilibrados com almofadas de tecidos finos e abamento neutro.
Além disso, há outra técnica bastante utilizada na hora de compor a decoração do ambiente, chamada tom sobre tom. Funciona assim: se o seu sofá for vermelho, por exemplo, as almofadas podem ser ou conter estampas em tons acima, como bordô ou vinho.
2. Tapetes
O tapete é um adorno essencial para quem quer enriquecer a decoração do lar. Além de trazer identidade, deixa o ambiente com um aspecto muito mais acolhedor e convidativo.
Para escolhê-lo, o primeiro passo é analisar o comprimento da peça e o espaço disponível no local. Nas salas de estar ele geralmente ocupa a área central, por isso, seu tamanho deve ser um pouco maior, de modo que uma parte fique sob o sofá.
Há opções em diversos estilos, cores e estampas, com os mais variados materiais disponíveis no mercado. Tapetes com estampas geométricas ficam lindos em cores opostas (preto e branco, por exemplo) e os felpudos sempre estão em alta!
3. Quadros e pôsteres
Os quadros representam alguns dos adornos mais utilizados e clássicos de todos os tempos, principalmente se forem pendurados nas paredes das salas de jantar e estar.
Atualmente, contudo, sua utilização tem sido um pouco mais ousada, com combinações de diferentes cores, tamanhos e estilos de ilustração em um mesmo local, produzindo um efeito parecido com mosaico. Pôsteres sobre artes, músicas, frases e outros temas também podem complementar o conjunto.
4. Plantas e vasos
O verde da natureza traz vida a qualquer tipo de decoração e combina com quase todos os estilos. Sejam plantas floridas ou somente com folhagens, é possível utilizá-las em vários ambientes. Um belo arranjo em vaso, inclusive, pode ser a “cereja do bolo” na decoração da casa!
Para quem acha que dá trabalho e não dispõe de muito tempo para cuidar, o ideal é apostar nos cactos ou suculentas, que são espécies duradouras e requerem pouca manutenção.
Como visto, deixar a casa mais bonita utilizando adornos para decoração pode ser super simples e econômico. Basta usar a criatividade e ficar de olho nessas nossas dicas. Não tem erro!
E então, gostou do artigo? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso aos truques de decoração!