Paisagismo e jardinagem são conceitos relacionados, mas áreas diferentes que compõem parte do trabalho de diversos profissionais. O paisagismo é o projeto de criação de ambientes completos, com foco em toda a experiência. Trata-se de uma mudança na paisagem, não somente na vegetação. Por isso, envolve o cuidado com a escolha das plantas, dos elementos construtivos, dos sistemas de iluminação e outros detalhes.
Já a jardinagem inclui as técnicas adotadas para fazer a conservação e a manutenção dos jardins. Nesse trabalho são verificados os cuidados necessários no plantio e na adaptação das plantas ao ambiente, o que inclui os períodos de irrigação e de poda, por exemplo.
As funções do paisagismo
O arquiteto responsável pelo projeto de paisagismo deve ter conhecimento sobre botânica e características do solo, além de entender a interação entre o público e o ambiente. O paisagismo é um projeto pensado para melhorar a experiência das pessoas em determinado espaço.
Nos grandes centros é possível notar uma redução ou ausência das áreas verdes. Com base nisso, o projeto de paisagismo pode transformar pequenas áreas em verdadeiros oásis urbanos. Como a principal função desse trabalho é promover a integração entre as pessoas e o ambiente, converse com o arquiteto responsável e explique a sua rotina. Invista na ideia!
As funções da jardinagem
Não basta projetar um espaço maravilhoso e não realizar a manutenção adequada. Nesse sentido, a jardinagem atua sobre os cuidados com a manutenção e a preservação das plantas escolhidas. Outro critério importante é selecionar espécies que sejam de fácil manutenção para deixar a área verde sempre bonita.
Por exemplo, se você dispõe de pouco espaço ou não tem muito tempo no dia a dia, uma ótima opção é cultivar suculentas. São plantas resistentes e que precisam de pouca irrigação.
O que priorizar
O profissional responsável pelo paisagismo deve conhecer bem as características do local e os anseios dos proprietários. Dessa forma, é possível elaborar um projeto com plantas e elementos que se adaptem ao ambiente disponível.
Em função do espaço e da rotina dos moradores da casa, o projeto paisagístico pode incluir:
- plantas e sua disposição;
- calçadas, canteiros e caminhos;
- mobiliário externo;
- piscinas e ofurô;
- jardins verticais;
- acessórios;
- plantas em vasos.
Investir em um projeto é caro? Claro que não, afinal, os projetos geralmente são elaborados considerando o valor que o cliente gostaria de investir! Pequenas intervenções, como jardins verticais e vasos de plantas em sacadas, também são formas de paisagismo. Pensando nisso, procure expor todos os detalhes e prioridades na reunião de briefing. Assim será mais fácil desenvolver o projeto dos seus sonhos!
E lembre-se: na ausência de uma área externa, é possível elaborar uma intervenção paisagística dentro de casa. Distribuir vasos e plantas na sala, por exemplo, representa uma alternativa agradável para renovar o contato com a natureza. Converse com seu arquiteto e verifique qual é a melhor solução para você.
A associação entre paisagismo e jardinagem possibilita aproveitar espaços e criar áreas incríveis para você contemplar com sua família. Portanto, conte com a experiência de um profissional para encontrar uma solução que caiba em seu orçamento.
Gostou de saber mais sobre paisagismo e jardinagem? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!
-
[…] Você deve estar pensando: desde quando utilizar plantas é ser criativo? E a resposta está justamente que para isso não é necessário selecionar elementos diferentes. Pelo contrário, é possível usar itens comuns de formas diferenciadas. Por exemplo, você pode fazer uma parede ou muro de plantas — chamado também de jardim vertical. […]
-
[…] o sistema de jardinagem para irrigar plantas e jardins apenas pressionando um […]